Este pavilhão, localizado ao pé da montanha Laojunshan em Xinjin, foi projetado com o intuito de introduzir as pessoas ao lugar sagrado do Taoísmo, enquanto o edifício em sua forma demonstra a essência desta tradição através de seu espaço e exibições.
A telha usada na fachada é feita de material local e trabalhada por um método tradicional da região para prestar homenagem ao Taoísmo, enfatizando natureza e equilíbrio. A telha é pendurada e flutua no ar através de um cabo que a libera de seu peso (ganhando, assim, leveza). Revestida com uma fachada ventilada composta por partículas, a arquitetura é incorporada pela natureza de seu entorno.
A fachada voltada para o sul é dividida em superior e inferior e escalonada em diferentes ângulos. Esta ideia responde aos dois diferentes níveis do lago a sua frente e da rua no seu fundo, evitando o confronto direto com o edifício massivo ao sul. Para o lado leste, um grande quadro de telha é verticalmente torcido para corresponder com o dinamismo da estrada à frente. A fachada para o norte é estática e plana, a qual se volta para a praça de pedestres. Assim, o quadro de telha se transforma frente a frente e envolve o edifício como um único pano.
Aproveitando a variedade de níveis na arquitetura do entorno, o fluxo é desenhado para guiar as pessoas da frente para o fundo, de movimento para permanência, como um tipo de caminhada em um jardim. O espaço de exposição interno é projetado como um movimento em espiral, de escuridão para claridade. Do piso superior é possível desfrutar uma vista primordial de Laoujunshan. A luz solar direta é bloqueada pela telha, fazendo com que o interior do edifício seja coberto por uma luz suave e belas e pequenas partículas de sombra.
- Custo total: 30,000,000 RMB